segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Sushi com pequi: inovação que salva o cerrado

Sushi com pequi. Nome diferente, não? Mas acredite, ele faz referência a algo que realmente existe! O pequi, fruto largamente encontrado no cerrado e característico de Goiás, tem sido incorporado a pratos mais sofisticados. Chefes de cozinha e Gourmets estão cada vez mais atentos às receitas de sucesso.


Com isso, surgem receitas inusitadas, como o Combinado Brasil com Japão, do restaurante Hakone. O prato misturou sashimi de salmão com pequi e milho verde. A dona do restaurante, Maria Tereza Marinara, nos contou que as receitas que valorizam a fusão de comida japonesa com elementos tipicamente goianos têm agradado o paladar dos goianienses.

Esse é só um exemplo da inovação na culinária goiana. É claro que elementos típicos, como o empadão, a galinhada e o próprio arroz com pequi, permanecem na identidade do estado. Essa identidade está até mesmo no imaginário dos brasileiros. Ao falar em Goiás, é impossível não remeter ao “goiano do pé rachado comedor de pequi”. Mas o goiano vai muito além disso, incrementando a cada dia a sua culinária.


Atualmente, o jatobá, o baru e a cagaita (além, é claro, do pequi), estão entre os novos elementos de pratos sofisticados. Isso mostra uma questão que vai além da mesa: a valorização do cerrado.


Espalhado pelos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do sul, parte de Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, o bioma tem mais de 2 milhões de quilômetros quadrados. Com cerca de 10 mil espécies, sendo que 4 mil são exclusivas da região, o cerrado carrega o triste título de segundo bioma mais ameaçado do Brasil.


Em meio a essa devastação, a culinária se tornou um meio de preservar o que ainda pode ser salvo. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Goiás (Abrasel) tem trabalhado com o intuito de incentivar seus associados a criar e oferecer pratos que tenham em sua composição frutos do cerrado.

O presidente da Abrasel, Nilton Pereira, considerou que esse diferencial pode ser inclusive uma forma de conquistar novos clientes, principalmente os turistas que querem conhecer Goiás, incluindo a sua culinária e os sabores exóticos da guariroba, do buriti, entre tantos outros. A dona do Hakone, Maria Tereza, deu razão a Abrasel e garantiu o sucesso do seu prato: sushi com pequi.


Texto de Paula Nogueira
Créditos auxiliares a Lis Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário